terça-feira, 9 de abril de 2013

Ponto

Ponto

Racionais, esses enxergam um negro
limitado
Mas ja cansei de me limitar
faz 2 anos
mas voce mesmo falou que estava insegura
mentiras
mais mentiras
quais são piores
as minhas ou as suas?
não me importa
as minhas me interessam
as suas são em busca de fama
as minhas são a ilusão de mim mesmo
cansei
calculo
vejo chegar o limite
da minha ilusão
e que venha a solidão
estou de braços abertos
pronto para ver a dor
me achava livre,
banzo
banzo...
estou longe de Angola
estou longe de mim
Paciencia
sonho o mocambo
volto aos ancestrais, nasci de sua historia
agora sigo a minha

13 de maio vai chegar para mim tambem
e vou escrever a frase que libera as correntes do escravo




quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O artistas dos Panteras Negras



Emory Douglas

The Cleveland Show



























Do mesmo criador do seriado animado Family guy, The Cleveland Show para mim é um achado. Uma completa tiração de sarro da sociedade americana com piadas recheadas de referências. O seriado, em minha opinião, nao muda muito em relação a Family Guy, tanto quanto em relação a sua arte, quanto em seu conteúdo, o cenário sim, o sul dos Estados Unidos e seu racismo. Cleveland tem como vizinhos um urso Mórmon, um caipira sulista racista dentre outros personagens que marcam presença.Abaixo alguns episódios para dwonload.

S01E01 - Pilot (Preair):http://depositfiles.com/files/dh1wlto8f
S01E01 - Pilot (Original - diferente do Preair):http://depositfiles.com/files/bd2e97ny3
S01E02 - Da Daggone Daddy-Daughter Dinner Dance:http://www.megaupload.com/?d=O86TOO1O
S01E03 - The One About Friends:http://www.megaupload.com/?d=45KPEPFM

América negra

Um dos site mais uteis que existem na internet para mim é o YOUTUBE. Críticas sob alguns aspectos realmente são nescessárias, mas de longe acho que se o YOUTUBE tinha uma tentativa de ser controlador um pouco disso foi perdido.Não consigo imaginar quantas pessoas, ao mesmo tempo, tem colocados vídeos ridiculas mas ao mesmo tempo verdadeiras pérolas, anos atrás esse materias seria algo de dificil acesso, muitas vezes talvez impossíveis de seres vstos. Então como exemplo disto aqui vai um post sobre um documentario feito em 1933 sobre uma comunidade quilombla do Suriname. Aproveitem. Junto a isso um link de um blog bem interessante, cristão e afrocentrista, combinação que não havia visto antes, mas antes de tudo comprometido com informaços sobre as nações negras das américas e sua história.

http://cnncba.blogspot.com/search/label/Saramakas
Sobre os quilomblas do Suriname

O vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=B3AfV__zcjo

Ano-novo cara nova no blog

Algumas pequena coisas fazem a gente pensar em qual a importância que se tem em abrir a boca, falar um pouco daquilo que pensamos, não ficar calado e não ser egoísta em repartir um pouco daquilo que se possui. COm esse intuito pretendo escrever mais regularmente e se possível ter a contribuição de outras pessoas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Em tempos de copa...

Eu sou meio intolerante em relação ao futebol, principalmente em relação à Seleção Brasileira, e também em relação à Globo, com todo o poder que ela exerce sobre as pessoas... Mas não temos como fugir do futebol e do tal "Cala a Boca Falcão", vou postar aqui um email que eu recebi ontem... Vocês com certeza já acompanharam a historia do Dunga xingando o repórter da Globo Alex Escobar. O que era pra ser apenas mais um momento de stress entre treinador e repórter, tomou proporções globais (eheh, desculpa o trocadilho)... Vou por na íntegra o post do blog Tijolaço, pertencente ao Brizola Netto. Não sou filiada a partidos, nem coisa nenhuma, sou somente uma pessoa que não aceita que uns se deêm mal por que os "grandes" não aceitam...

Não é sobre futebol, é sobre tirania e juventude

Esta madrugada “bombou” no twitter a palavra de ordem #diasemglobo, que estimula as pessoas a verem o jogo entre Brasil e Portugal, sexta-feira, em qualquer emissora que não a Globo.
Não é uma campanha de “esquerdistas”, de “brizolistas”, de “intelectuais de esquerda”.
É a garotada, a juventude.
Também não é uma campanha inspirada na popularidade de Dunga, que nunca tinha sido nenhuma unanimidade nacional.
Na verdade, isso só está acontecendo porque um episódio sem nenhuma importância – um tecnico de futebol e um jornalista esportivo terem um momento de hostilidade – foi elevado pela própria Globo à condição de um “crime de insubordinação” inaceitável por ela.
As empresas Globo ontem, escandalosamente, passaram o dia pressionando a FIFA por uma “punição” a Dunga. Atônitos, os oficiais da FIFA simplesmente perguntavam: “mas, por que?”
A edição do jornal do grupo Globo, hoje, só não beira o ridículo porque mergulha nele, de cabeça.
O ódio a qualquer um que não abaixe a cabeça e diga “sim,senhor” a ela é tão grande que ela não consegue reduzir o episódio àquilo que ele realmente foi, uma bobagem insignificante.
Não, ela se levanta num arreganho autoritário e exige “punição exemplar” para técnico da seleção.Usa, logo ela, uma emissora de tanta história autoritária e tão pródiga em baixarias, a liberdade de imprensa e os “bons modos” como pretextos, como se isso ferisse seus “brios”.
Há muita gente bem mais informada do que eu em matéria de seleção que diz que isso se deve ao fato de Dunga ter cortado os privilégios globais no acesso aos jogadores.
E que isso lhe traria prejuízos, por não “alavancar” a audiência ao longo do dia.
Lembrei-me daquele famoso direito de resposta de Brizola à Globo, em 1994.
Não reconheço à Globo autoridade em matéria de liberdade de imprensa, e basta para isso olhar a sua longa e cordial convivência com os regimes autoritários e com a ditadura de 20 anos que dominou o nosso país.
Todos sabem que critico há muito tempo a TV Globo, seu poder imperial e suas manipulações. Mas a ira da Globo, que se manifestou na quinta-feira, não tem nenhuma relação com posições éticas ou de princípios.É apenas o temor de perder o negócio bilionário que para ela representa a transmissão do Carnaval. Dinheiro, acima de tudo.
Pois o arreganho autoritário da Globo, mais do que qualquer discurso, evidenciou a tirania com que a emissora trata o evento esportivo que mais mobiliza os brasileiros mas que, para ela, é só um milionário negócio.
Dunga não é o melhor nem o pior técnico do mundo, nunca foi um ídolo que empolgasse multidões. A sociedade dividia-se, como era normal, entre os que o apoiavam, os que o criticavam e os que apenas torciam por ele e pela seleção.
A Globo acabou com esta normalidade. Quer apresentá-lo como um insano, um louco incontrolável. Nem mesmo se preocupa com o que isso pode fazer no ambiente, já naturalmente cheio de tensões, de uma seleção em meio a uma Copa do Mundo. Ela está se lixando para o resultado deste episódio sobre a seleção.
De agora em diante, a Globo fará com Dunga como que fez, naquela ocasião, com a Passarela do Samba,  como descreveu  Brizola naquele “direito de resposta”: “quando construí a passarela, a Globo sabotou, boicotou, não quis transmitir e tentou inviabilizar de todas as formas o ponto alto do Carnaval carioca.”
Vocês verão – ou não verão, se seguirem a campanha #diasemglobo – como, durante o jogo, os locutores (aquele um, sobretudo) farão de tudo para dizer que a Globo está torcendo para que o Brasil ganhe o jogo. Todo mundo sabe que, quando se procura afirmar insistentemente alguma coisa que parece óbvia, geralmente se está mentindo.
Eu disse no início que esta não é uma campanha dos políticos, dos intelectuais, da “esquerda” convencional. Não é, justamente, porque estamos, infelizmente, diante de um quadro em que a parcela políticamente mais “preparada” da sociedade desenvolveu um temor reverencial pelos meios de comunicação, Globo à frente.
Políticos, artistas, intelectuais, na maioria dos casos – ressalvo as honrosas exceções – têm medo de serem atacados na TV ou nos jornais. Alguns, para parecerem “independentes e corajosos” até atacam, mas atacam os fracos, os inimigos do sistema, os que se contrapõem ao  modelo que este sistema impôs ao Brasil.
Ou ao Dunga, que acabou por se tornar um gigante que nem é, mas virou, com o que se faz contra ele.
Eu não sei se é coragem ou se é o fato de eu ser “maldito de nascença” para eles, mas não entro nessa.
O ue a juventude está fazendo é o que a juventude faz, através dos séculos: levantar-se contra a tirania, seja ela qual for.
Levantar-se da sua forma alegre, original, amalucada, libertária, irreverente e, por isso mesmo, sem direção ou bandeiras “certinhas”, comportadas, convencionais.
A maravilha do processo social aí está. Quem diria: um torneio de futebol, um técnico, uma rusga como a que centenas ou milhares de vezes já aconteceu no esporte, viram, de repente, uma “onda nacional”.
Uma bobagem? Não, nada é uma bobagem quando desperta os sentimentos de liberdade, de dignidade, quando faz as pessoas recusarem a tirania, quando faz com que elas se mobilizem contra o poder injusto. Se eu fosse poeta, veria clarins nas vuvuzelas.
Essa é a essência da juventude, um perfume que o vento dos anos pode fazer desaparecer em alguns, mas que, em outros, lhes fica impregnado por todas as suas vidas.
E a ela, a juventude, não derrotam nunca, porque ela volta, sempre, e sempre mais jovem. E é com ela que eu vou.

É gente, fazer o quê???

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Banco de ônibus

Não sei viver fora daquilo que é constante , daquilo que não é rotineiro , algo que quase sempre se repete , isto talvez seja um problema onde se vive em uma sociedade do ser , estar , acontecer em muitos lugares.
A questão não é viver em uma fazenda no meio de uma longinqua zona rural , longe de todos as pessoas mas sim criar alguns laços e não poder se desvincular deles. Obviamente não falo que estou seguindo uma só trilha , só caminho , um rio que por fim vem a desembocar em um imenso mar. Talvez como muitas vezes acabo fazendo , me expressei mal , o quero dizer na verdade é que fico preso as rotinas e não em uma apenas.
Um grilhão ou vários a sensação de estar preso é a mesma , o sentimento de impotência caso tal dia você não fizer tal coisa , se eu não seguir por este caminho é algo que destrói a alma de qualquer ser humano. Os sentidos dado a vida parecem seguir este raciocínio de peças xadrez , porque cada passo parece jamais ir contra as regras já estabelecidas por nós mesmo , você não pode fazer a torre andar como o cavalo...Mentira , como Hitler falou um dia “dita cem vezes uma mentira torna-se verdade” , isto que construo sobre mim mesmo , uma teoria foulcaultiana do tal coisa não posso porque esta estabelecido de tal maneira as coisas.
Cada nova rotina da minha vida é uma novo passageiro do ônibus da vida , onde ele as vezes entra e ocupa o lugar do último que desceu e sua conversa pode ou não ser um motivo para mim descer em determinada parada.